Em todos negócio é necessário uma estratégia matadora, mas a maioria das pessoas acha que para adquiri-lá é um processo demorado e assustador. Bem, estou feliz por você estar aqui, porque vou mostrar a você, que você pode desenvolver sua estratégia para o Instagram em apenas um dia e como fazemos isso aqui na DASH!

Todos os planos estratégicos tendem a ter praticamente a mesma estrutura.

Eles geralmente consistem em três partes principais:

  • Algumas pesquisas e análises (ponto A)
  • Objetivos (ponto B)
  • Um plano detalhado sobre como alcançá-los (um roteiro)

Hoje compartilharei com você um processo passo a passo, sobre como criar uma estratégia do Instagram para o seu negócio.

E apenas para certificar de que você está se sentindo bem sobre a sua decisão, aqui estão algumas das principais razões para criar uma estratégia para o Instagram:

  • Obtendo resultados mais rápidos. Se você tem um plano, é possível ir direto ao destino.
  • Entendendo o quadro maior. Mesmo que você não tenha uma estratégia de marketing digital, você inevitavelmente pensará em uma escala maior ao criar seu plano de estratégia do Instagram.
  • Criar um conteúdo melhor. Entender qual conteúdo funciona melhor e agendá-lo com antecedência melhora a qualidade do conteúdo
  • Tranquilidade. Você terá paz de espírito quando tiver um plano, seja uma estratégia de marketing digital ou uma estratégia de negócios ou uma estratégia para o Instagram.

Agora eu acho que você está ciente, então vamos começar!

Aqui estão os passos críticos que você deve levar em consideração ao criar uma estratégia de marketing para o Instagram para o seu negócio.

Olhe ao redor

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Pergunte-se por que você acha que uma estratégia do Instagram é essencial para o seu negócio. O Instagram pode não ser a fonte crítica de aquisição de clientes para o seu negócio, mas funciona bem na construção da confiança, mostrando as áreas de interesse de sua empresa, as pessoas que estão por trás da empresa, e oferecem a você a oportunidade de compartilhar suas histórias.

Se o site da sua empresa for a sede, onde todas as informações e links fundamentais podem ser encontrados, a sua página do Instagram é uma continuação do seu site que ajuda a criar confiança com seus clientes em potencial.

Nos últimos anos, o Instagram foi uma bola de neve não apenas pelo número de usuários na plataforma, mas também pelo tempo que as pessoas passam no Instagram.

Se as pessoas passam tempo no Instagram, as empresas querem e devem estar presentes lá.

A parte visual é a parte essencial do desempenho do Instagram, mas cada vez mais as legendas desempenham um papel significativo na captação de atenção e no engajamento crescente.

Desta forma, você pode contar uma história não apenas através da imagem, mas também com a cópia.

A melhor maneira de começar sua estratégia no Instagram é entender seu ponto atual no roteiro.

Olhe para sua conta, se você já tem uma, dê uma olhada:

  • Quantos seguidores você tem?
  • Quão rápido sua conta estava crescendo no ano passado?
  • Sua descrição informa a mensagem central aos visitantes de sua página?
  • O que os últimos 9 posts contam sobre sua página?

Eu não peço para tirar nenhuma conclusão aqui, apenas, coletar alguns dados para começar.

Concentre-se na criatividade, não na competição

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Eu tento evitar a palavra “concorrente” sempre que possível, e acho que o Instagram é o lugar perfeito para evitá-lo. É difícil chamar outras pessoas/empresas como concorrentes no Instagram porque não há limite para quantos perfis seu cliente-alvo pode seguir, e ninguém perde se seu cliente seguir você e seu “concorrente”.

Escolha os perfis que você acha que estão se comunicando com o mesmo público da sua empresa. Veja outros perfis de sucesso para se inspirar e tente descobrir o que funciona melhor para eles. Por que eles são bem sucedidos? Que tipo de conteúdo eles criam? Basta olhar para as últimas nove imagens/vídeos. Normalmente, eles contêm todas as informações de que você precisa, a menos que você queira examinar o perfil de alguém em detalhes.

Agora, preste atenção ao tipo de conteúdo encontrado:

  • Forma que o produto é exposto: pode ser nos tipos de postagens em que eles são dispostos.
  • Conteúdo gerado pelo usuário: crie uma comunidade em torno de sua marca publicando conteúdo gerado pelo usuário.
  • Pessoas por trás da empresa e suas histórias: mostrar o cotidiano da sua empresa é melhor forma de conectar com as pessoas
  • Uma mistura de conteúdo: diversifique sempre, a mesmice não funciona em um mundo dinâmico.

Ao coletar informações, preste atenção ao seguinte:

  • Quais assuntos são discutidos
  • Qual cor é usada
  • Quem cria conteúdo (uma empresa ou usuários)
  • Com que frequência o conteúdo é publicado

Eu não peço que você copie e cole dos outros. Eu quero que você tenha uma compreensão mais ampla do que está acontecendo ao seu redor 🙂

Escolha sua tribo

Agora que você pode ver bem a sua situação atual e arredores, vamos decidir com quem você quer atrair e se envolver.

Pergunte a si mesmo que tipo de seguidores você quer atrair?

  • Quais são os seus interesses? Do que eles gostam?
  • Qual linguagem usar e onde moram?
  • Por que e como eles usam o Instagram? Quando eles estão conectados e quais perfis eles gostam de seguir?
  • O que você quer oferecer a eles?

OK, não fique sobrecarregado, responda às perguntas que você conhece.

Eu não quero lhe fazer um milhão de perguntas quando você não sabe as respostas. Essas perguntas são apenas algumas opções para ajudar no seu processo de raciocínio para melhor entender o seu publico no instagram.

Defina seu ponto B no roteiro.

Identifique os principais objetivos do seu perfil do Instagram que você pode medir.

O exemplo mais direto de um objetivo é quando você segmenta o número de seguidores ou o número de visitas ao site do Instagram. Seu objetivo também pode ser relacionado a vendas se você usar um link exclusivo ou um código de cupom apenas para o seu perfil do Instagram.

Depois de identificar seu objetivo SMART (em português: específico, mensurável, alcançável, relevante, oportuno), prossiga e anote metas de apoio, como:

  • Desenvolva um tema visual consistente
  • Poste diariamente
  • Mostrar a página do Instagram no site e mencioná-lo em outras plataformas de mídia social
  • Comente as fotos de outras pessoas quando possível e responda aos comentários em suas postagens quando apropriado.

Vamos nos divertir!

Agora que você está totalmente preparado para a parte mais criativa de sua estratégia, comece a pensar em tudo o que precisa fazer para alcançar seus objetivos.

Identificar quais áreas de interesse / temas você deseja compartilhar com seus seguidores.

Por exemplo:

  1. Pessoas por trás da sua empresa
  2. citações inspiradoras
  3. Conversa do café
  4. Tópico relacionado ao seu negócio
  5. Seu produto ou serviço, e assim por diante.

Agora, quais são as cores ou filtros que você usará? Sua assinatura visual será uma continuação da sua marca?

Vá em frente e pense com mais detalhes sobre quais legendas deseja escrever – qual é a quantidade de palavras, qual é a voz da sua marca. Somente escrevendo vários exemplos de legendas, você pode entender melhor a direção que deseja seguir.

Encontre exemplos de imagens para cada tema e crie uma prévia da sua nova página mostrando nove últimas imagens.

Desta forma, você vai ver se você gosta e será capaz de sempre olhar para trás e verificar se você está seguindo sua estratégia visual ou não.

Outros detalhes que você deseja levar em consideração para sua estratégia:

  • Vídeos (o vídeo é matador no Instagram, então use-o!) Para histórias e feeds gerais
  • Venda via Instagram (vendas no aplicativo ou através do mecanismo de marcação de mídia)
  • Hashtags
  • Localização
  • Colaborando com outras contas
  • Sorteios
  • Promover sua conta no Instagram através de outras contas de mídia social, site e e-mails.

Faça disso uma realidade

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Agora vamos nos realizar e planejar a execução. Todos podem ter muitas idéias, mas a parte mais desafiadora é sua implementação.

Plano de ação: Dê a si mesmo e à sua equipe algum tempo para desenvolver um plano de conteúdo do Instagram e fazer as alterações necessárias na conta da empresa. Designe pessoas responsáveis ​​pelo trabalho e deixe que elas decidam quanto tempo levarão para cada ação. Se você trabalha sozinho, então faça o mesmo sozinho.

Orçamento: você pode querer investir algum orçamento para contratar uma agência para aumentar o engajamento e produção de conteúdo. Pense detalhadamente quanto dinheiro você precisará investir para atingir suas metas de marketing para o Instagram.

Medição: divida suas metas mês a mês para poder medir seu progresso e fazer alterações na estratégia quando necessário. Atribuir uma pessoa responsável por fornecer os relatórios imediatamente ou automatizar seus relatórios usando o programas.

Parabéns! Sua estratégia de marketing do Instagram está pronta!

Você pode desenvolvê-lo em um dia, então eu espero que você não sinta que é muito trabalho.

Caso você ainda esteja com dúvida, pode entrar em contato conosco aqui.