Pequenas empresas devem considerar o marketing digital!

Nenhum negócio pequeno, por mais novo que seja, deve ignorar esse vasto mercado.

Quando as pequenas empresas começam, seu foco está em como obter os primeiros clientes. Eles podem contar com formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos ou até mesmo grandes outdoors nas estradas. Eles podem confiar que, uma vez que sabem que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem seu caminho até eles.

Enquanto esta estratégia pode trazer um pouco de retorno, há uma maneira melhor e mais fácil.

Benefícios do Marketing Digital

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Clientes em potencial estão on-line e é um grupo muito maior de pessoas do que você pode atrair localmente. Usando o marketing digital, você pode atingir um público enorme de uma maneira que seja econômica e mensurável.

Outros benefícios do marketing on-line incluem:

  • A capacidade de interagir com seus clientes em potencial e aprender exatamente o que eles estão procurando.
  • A capacidade de alcançar um mercado global.
  • Você pode economizar e alcançar mais clientes por menos dinheiro do que os métodos tradicionais de marketing.
  • Conheça o seu público e permita que ele o conheça pessoalmente, o que pode ajudar a criar fidelidade à marca.
  • Você pode acompanhar os retornos aos seus esforços de marketing imediatamente.

Você está adiando o marketing digital?

Por que você adiaria colocar tempo e esforço no marketing digital? Diferentes proprietários de pequenas empresas podem apresentar uma variedade de razões para evitar essa forma de marketing. No entanto, a procrastinação ainda é procrastinação.

Pequenas empresas às vezes acreditam que não têm tempo nem dinheiro para serem competitivas on-line. Sobretudo eles acham que não podem enfrentar tantos desafios de uma só vez, e ainda estão aprendendo sobre esta nova forma de marketing. Sendo assim, muitos deles podem preferir levar as coisas devagar e manter uma ou duas formas básicas de publicidade. Tendo fé que seus negócios evoluirão com o passar do tempo.

Eles podem até pensar que a melhor estratégia é simplesmente esperar que os clientes apareçam. Visto que estão iniciando, podem achar que precisam apenas de um pequeno número de clientes.

Esta não é uma abordagem eficaz. Nunca há uma garantia de que sua empresa atrairá os clientes apenas por existir. Embora isso possa aconteça, você pode não atrair tantos clientes quanto precisar para tornar seu negócio lucrativo.

Seus clientes estão online

Seus clientes estão online

Você tem evitado o marketing digital, é porque acha que simplesmente não está pronto? Você acha que só precisa de um tempo para se estabelecer e então descobrirá a forma do marketing digital?

O problema com essa abordagem é que seus clientes e clientes em potencial já estão on-line. Agora mesmo. Hoje. Há uma boa chance de que eles já estejam procurando por um negócio como o seu, mas se não conseguirem encontrá-lo facilmente, provavelmente escolherão outra pessoa.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje. Quando alguém tem interesse em seu negócio, seja em seu nicho geral ou se está curioso sobre sua marca, a primeira coisa que farão é pesquisar on-line e ver o que eles podem descobrir sobre você.

Eles esperam encontrar você através de um site e uma presença na mídia social. Frequentemente procuram por avaliações para ver o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se é um bom lugar para fazer negócios.

Caso um cliente em potencial não puder encontrá-lo on-line, ele poderá concluir que sua empresa não parece ser legítima. Há uma boa chance de que muitas dessas perspectivas possam decidir não levar o seu negócio a sério e eles vão rapidamente para outro lugar.

Depois de tomarem essa decisão, provavelmente não voltarão.

Seus concorrentes estão online

Para o seu negócio ser bem sucedido, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com isso. Em primeiro lugar, pense em seus concorrentes não apenas como alguém que você está planejando vencer, mas como pessoas que têm algo para lhe ensinar.

Quando você olha o que seus concorrentes estão fazendo, você terá uma ideia do que está funcionando e do que não está funcionando. Muito provavelmente, qualquer que seja o tipo de negócio em que você esteja, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web. Que tipo de conteúdo eles estão usando? Eles estão usando blog ou estão usando muitos gráficos e vídeos?

Como eles comunicam sua marca e o que os torna únicos? Quão bem eles se envolvem com o público? Você acha que pode fazer melhor? Você não pode se você não participar de competir no mundo digital.

Se os seus clientes potenciais começarem a procurar um negócio semelhante ao seu e conseguirem encontrar o site dos seus concorrentes, mas não o seu, o seu negócio nem sequer estará em funcionamento. Seus potenciais clientes não podem escolher você se eles não souberem sobre você. Eventualmente, seus concorrentes acabaram chegando na sua frente, independentemente de terem um site efetivo ou uma mensagem clara.

Seja acessível aos seus clientes

Seja acessível aos seus clientes

É claro que no mundo digital de hoje, o primeiro lugar onde o consumidor médio procura o que quer é online. Seja qual for o produto ou serviço que eles estejam procurando, eles provavelmente começarão sua pesquisa com o Google. Se você não tiver presença online, você não será encontrado e não poderá competir.

Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar e são encontrados primeiro, você ainda pode não ser encontrado. Além de criar um site, o aprendizado de otimização de mecanismos de pesquisa – SEO(Search Engine Optimization) – é uma estratégia que pode ajudá-lo a avançar na concorrência apenas por ser o primeiro nome encontrado por um possível cliente em uma pesquisa do Google.

Questões simples que os seus clientes em potencial podem querer respostas rápidas devem ser facilmente descobertas on-line, como: onde está localizado, horários e em que você atua. Ao olhar para o seu site e sites de seus concorrentes lado a lado, seus clientes potenciais são capazes de comparar horas, preços, ofertas especiais e muito mais.

É por isso que é imperativo para você saber o que seus concorrentes estão fazendo. Seus clientes em potencial já estão verificando você e seus concorrentes. Eles já estão comparando você com outros.

O que eles estão descobrindo sobre você?

Deixe os clientes virem até você

Deixe os clientes virem até você

Pense no marketing digital como uma maneira de se tornar acessível às pessoas que você está tentando alcançar para oferecer seus produtos e serviços. O escopo do seu negócio pode ir além das suas paredes. Você é capaz de atrair um público muito maior do que você poderia, apenas para atender as perspectivas locais.

Ao criar uma presença na Web, sua empresa fica aberta aos negócios mesmo quando está fechada. Você pode criar uma atmosfera na qual seus clientes podem vir a você a qualquer hora do dia ou da noite.

Uma vez que os clientes em potencial te encontram, podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e navegar em seu inventário. Embora clientes em potencial que não têm como chegar fisicamente a você, ainda podem fazer negócios com você, sejam eles limitados por deficiência, transporte ou simplesmente por morar longe demais.

Conheça o seu público-alvo

Conheça o seu público-alvo

O marketing digital permite que você se envolva com seus clientes em potencial. Você pode gradualmente conhecê-los e saber o que eles esperam encontrar. Na mídia social ou em um blog, você pode iniciar uma conversa. Faça uma pesquisa ou tente conhecê-los. Preste atenção aos comentários deles ou às respostas deles às pesquisas.

Ao interagir com as pessoas digitalmente, você começa a conhecer o que elas estão procurando. Onde está a dor deles? O que os mantém acordados à noite? Quais soluções você pode oferecer a elas? Em vez de tentar adivinhar, o marketing digital permite que você use ferramentas e métodos para descobrir quem são realmente seus clientes.

Logo, você começa a construir um relacionamento com seus clientes. Você se torna muito mais que um negócio. Você se torna um parceiro confiável.

Conclusão

Poucas formas de publicidade são tão rentáveis ​​quanto o marketing digital. Micro e pequenas empresas frequentemente tentam fazer o máximo possível com um orçamento pequeno. Assim, o marketing digital permitem que você comunique sua marca e alcance um público-alvo amplo, mesmo quando seu orçamento é muito limitado.

Bem como a publicidade na TV ou rádio, o marketing digital custa consideravelmente menos e atinge um público muito mais amplo ao mesmo tempo. Usar o marketing digital para promover sua pequena empresa ajudará você a ter uma chance muito maior de sucesso nos negócios.

Quer saber mais sobre como implementar marketing digital na sua empresa de forma segura e eficaz? Ficou alguma dúvida? Comenta aqui em baixo, deixe sua reação nos emojis e lembre-se de que nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!