É muito muito bom quando todo o empenho que colocamos em fazer nosso negócio crescer, tem como retorno a chegada dos nosso clientes.

E a quantidade de vendas efetuadas começa a disparar tão rápido quanto o ímpeto dos consumidores em fazer reclamações, ou falar mal da “marca x” – que não o proporcionou uma boa experiência – em suas redes sociais.

Contudo, apenas efetivar vendas não fará você trilhar um caminho de sucesso á longo prazo.

Não é de hoje que fidelizar clientes deve fazer parte do conjunto de mantras de todas as empresas, independente do tamanho – seja ela, média, pequena, ou até mesmo um mei -.

A fidelização dos seus clientes vai muito além da eficiência das suas estratégias para, atrair e convencer os consumidores a comprar de você, ou oferecer um produto de qualidade.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização é como um medidor que indica a chance dos consumidores continuarem realizando negócios com a empresa.

Entretanto a fidelização se manifesta de formas diferentes para empresas diferentes.

Para algumas, a fidelização é a quantidade de compras que o cliente realiza com a empresa.

Para outras a fidelização é definida como o coeficiente de defesa da marca, ou seja, ela é medida através do quanto os consumidores recomendam a marca (produto ou serviço) para outras pessoas.

Porque fidelizar clientes?

Marketing boca a boca

Um cliente que fala bem de você para outras pessoas, simplesmente porque ele amou a experiência que teve, é uma propaganda gratuita!

É um dos meios mais efetivos de marketing mais efetivos que existem, pois, a opinião de uma pessoa de confiança que usou seu produto e recomenda, é sempre mais forte do que todo o processo de assimilação e pesquisa da marca.

Aumento das vendas

Claro que clientes recorrentes trarão para você estabilidade em função das compras recorrentes que eles fazem.

Mas além disso, eles aumentam seu valor percebido, pois pagarão mais caro pelo seu produto conforme depositam confiança em você.

Feedback consistente

Consumidores que já são usuários fiéis do seu produto/serviço te dão um feedback qualificado, já que conhecem seu produto e possuem dúvidas e sugestões de valor para você.

Consolidação no mercado

Ao fidelizar clientes você impede que eles comprem de outras marcas, dessa forma, o mercado fica restrito a você.

Os consumidores fidelizados tendem a fazer compras com mais frequência e acima do seu ticket médio. Com isso sua receita passa a ser mais previsível.

Você ainda tem dúvida se vale a pena fidelizar clientes?

Ações que fidelizam

Agora que você já está convicto de que vale a pena, e de que você precisa começar a fidelizar seus clientes a partir de agora, vamos ver algumas ações que fazem seus clientes ficarem caidinhos por você.

Oferecer uma experiência de uso exclusiva

Um dos pontos mais importantes é esse! Seu produto atende as expectativas do cliente ou as supera?

É sempre bom entregar o que prometemos e sempre que pudermos um pouquinho a mais também.

Nossos consumidores são o nosso maior bem e é claro que queremos dar o melhor para eles.

Ter um atendimento de qualidade

Tem algo mais chato do que você entrar em contato com uma empresa, e a resposta recebida ser uma mensagem automática… Se você não gosta disso, seu cliente também não.

Inicie um processo de humanização na sua empresa e atenda seu cliente da melhor maneira possível, se ele mandou uma mensagem, ele realmente quer ou necessita iniciar uma conversa com você.

Programas de fidelidade com bônus e benefícios exclusivos

Todo mundo gosta de um descontinho aqui e um presentinho ali, então, nada melhor do que implantar um programa em que quanto mais seu cliente comprar, mais benefícios ele receberá.

Isso gera um mini gatilho de competição, levando ele a comprar mais vezes de você em busca de mais vantagens.

Veja mais alguma ações na lista:

  • Antecipar as necessidades do cliente
  • Empatia e personalização durante a venda
  • Comunicação clara e objetiva
  • Criação de um sentimento de comunidade e pertencimento
  • Saber aceitar críticas e sugestões

Conclusão

A partir de agora você está ciente de que a fidelização de clientes só traz benefícios para você.

Então comece o quanto antes a tomar ações que geram fidelização. Desde a melhoria no atendimento ao cliente, até a criação de uma estratégia de marketing.

Aqui na DASH nós desenvolvemos ações personalizadas para que você não só fidelize seu cliente, mas também que você se torne uma referência no mercado.

Gostou das idéias para fidelizar clientes? Você conhece alguma estratégia que não citamos no post? Me conta nos comentários!

Ah! E não esqueça de deixar sua reação nos emojis abaixo. Sua reação é extremamente importante para que o conteúdo do blog seja cada vez melhor 🤗